17 de setembro de 2014

Mágica Pedagógica:um novo recurso

Todo ambiente  que promove o contato com a alguma arte se torna lúdico e mais propício a um aprendizado. Podemos observar quando crianças; que aquele professor que sempre trazia para sala de aula novidades, como um jogo diferente, uma música, filme, passeio ou qualquer atividade lúdica que mexia com nossa imaginação era bem visto e querido pelas crianças. O fato de proporcionar momentos de lazer com uma finalidade pedagógica, que no caso da escola é ensinar torna-se fundamental para que um trabalho seja melhor aplicado.
O papel da arte é muito mais que simples entretenimento, ela forma pessoas, instiga questionamentos e promove a criatividade através do raciocínio lógico e empírico, sendo mágico e pedagogo observo uma realidade prática do que é utilizar a mágica (arte) num processo de ensino, pois assim como a arte, a educação também muda, altera o seu estado de acordo com a realidade do mundo, porém muitos professores não acompanham essa evolução e ficam estacionados numa fórmula que por muito tempo deu certo, mas que não será necessariamente a única forma de trabalho, é preciso se atualizar e mais do que isso é preciso inovar, fazer com que o mundo exterior das crianças e jovens venha para dentro da sala de aula.
As opções que o mundo e a tecnologia oferecem são muito tentadoras e a responsabilidade do educador em manter o aluno dentro do ambiente escolar e se dedicar tem aumentado rapidamente, causando assim uma evasão escolar grande, o último resultado do IDEB (região onde moro) mostrou uma defasagem muito grande no nível de Ensino Médio, pois a "concorrência" fora da sala de aula é muito grande, o que fazer então?
São inúmeras as possibilidades de potencializar a educação formal, mas vou limitar a discorrer sobre o que eu estudo e entendo: mágica pedagógica.
O ilusionismo tem o poder de encantar adultos e crianças devido ao desafio em desvendar como são realizadas tais proezas, nosso cérebro busca sempre compreender mistérios que nos cercam. Esse é o grande segredo da arte mágica ser tão antiga e tão prestigiada, mesmo com os números mais tradicionais e já conhecidos pelos seus efeitos. Esse poder inserido dentro de uma sala de aula pode proporcionar momentos de diversão e ser um grande aliado do professor que será visto como diferente, como aquele professor que nos recordamos na infância. A mágica faz as pessoas sonharem acordadas e não é necessário anos de experiência ou uma habilidade ímpar para fazer com que os alunos se impressionem com uma mágica, o que vale é a forma com que será apresentada, a história contada e o momento correto suprem a deficiência de habilidade ou conhecimento específico em ilusionismo, os alunos não estão ali para julgarem a excelência artística do número apresentado, mas estão apenas querendo um momento para sair da rotina e se esse momento puder trazer algo de bom o pacote está completo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...