9 de setembro de 2011

CARTOLA MÁGICA- Mister M e as revelações

fotomickeyUm bom número de mágica é prestigiado por muitos, mas é natural do ser humano querer entender melhor como aquilo aconteceu, há algum tempo atrás, antes da popularização da internet e da disseminação dos vídeos gratuitos pelo youtube, era praticamente impossível descobrir um segredo de mágica, para se aprender algum truque as alternativas seriam os livros, geralmente em inglês e difíceis de encontrar ou nas associações de mágicos; era como se fosse uma tradição de família, um grupo fechado onde a arte era passada somente para quem tinha o dom e realmente gostava da mágica como arte.
Hoje em dia basta alguns minutos para se aprender dezenas de mágicas, qualquer pessoa tem acesso aos maiores segredos do ilusionismo.
Ainda me lembro do tempo em que as pessoas se espantavam ao ver o mágico serrando uma mulher ao meio nos circos, hoje me espanto ao ver minha filha de 09 anos dizendo que essa mágica é velha e todo mundo já sabe.
Mas não é só na internet que presenciamos os casos de exposure (revelação de segredos). Todos devem se lembrar, e muitos assistiram, um mágico chamado Leonard Montano com o nome artístico de Val Valentino, mundialmente conhecido como Mister M. Todo domingo no Fantástico, Mister M revelava os segredos dos mágicos, mostrando para o Brasil e o mundo os segredos mais bem guardados do ilusionismo.
Mister M, conquistou o prestígio de muitos e a revolta dos mágicos, não apenas pormister m revelar os segredos, mas por denegrir uma arte tão bonita e cativante,os mágicos têm um código de ética onde o mais importante é nunca revelar o segredo para leigos, ou seja para o pessoas que não são mágicos e Mister M quebrou esse código, isso causou uma revolução do meio do ilusionismo, pois forçou muitos profissionais a renovarem seus números e até deixarem de fazer algumas rotinas, contudo, ele não revelava todas as fórmulas mágicas, muitos números eram adaptados para poder ensinar. Por exemplo, a mágica que citei acima de serrar a mulher ao meio pode ser executada de no mínimo 7 maneiras diferentes, e ele ensinou apenas 1, mas não importa pois quem via a mágica, por mais que fosse de outra forma já sabia uma jeito de fazer. Isso tirou todo o encantamento da mágica.
É como se você estivesse na rua e uma criança chegasse até você para dizer que o coelhinho da páscoa foi na casa dela, e então você responder: “Criança boba, coelhinho da Páscoa não existe. É um homem com roupa de coelhinho.
Essa foi a reação das pessoas ao descobrirem o segredo das mágicas, no começo é interessante você quer ver como é feito, mas depois disso, nada mais vai fazer você se impressionar, a magia acabou, tudo agora não passa de um truque, e você acaba se frustrando.
O mágico não tem a intenção de enganar ninguém, o objetivo da mágica é apenas levar a diversão e um pouco de sonho para as pessoas, por mais que sua razão queira saber o segredo a sua emoção não quer saber, você quer ser enganado de uma forma sadia, resumindo você quer sonhar de olhos abertos, então não estrague seus sonhos e nem os sonhos dos outros, todos sabem que existe uma explicação para as mágicas, mas o interessante é o efeito que ela causa e não o segredo, é como um filme onde os efeitos especiais deixam mais interessante, mas você que está assistindo sabe que tem uma técnica por trás de tudo. Os mágicos estudam, treinam, se dedicam e vivem de suas mágicas, valorize esse trabalho, você só tem a ganhar, o mundo lá fora é real de mais, então venha sonhar com a mágica e tenha bons sonhos.