2 de setembro de 2011

Qual o significados dos naipes do baralho??

A palavra NAIPE significa "tipo", "família", "estilo", etc.

Os naipes atuais surgiram de uma mistura das versões espanhola e francesa: os nomes dos naipes vieram do espanhol, mas os símbolos gráficos que os representam são franceses.

Ouros - Simbolizados por Pentáculos (Moedas) representava os comerciantes

Espadas- simbolizado pela Espada. Representa os militares

Copas- Simbolizado pela Taça. Representa o clero(os ministros sagrados que receberam o sacramento da Ordem )

Paus- Simbolizados pelo Bastão. Representavam a classe proletária, os camponeses.

Do mesmo modo que os quatro elementos, os naipes podem ser vistos como representações das forças ou energias do universo também. No entanto, os naipes, tal como os elementos, também podem ser entendidos como um referêncial simbólico para a ordenação evolutiva no desenvolvimento do homem e do cosmo. Como por exemplo:

OUROS: Corresponde ao elemento Terra. O símbolo do Pentáculo, a moeda de ouro ou a estrela de cinco pontas, o Pentagrama. Representa os negócios, o dinheiro. E o dinheiro é um dos símbolos mais profundos para o homem, estando intimamente relacionado ao nosso sentido de valor próprio do mérito que temos ao alcançar um objetivo.

ESPADA:Corresponde ao elemento Ar, por ser invisível. A respiração do espírito que concebeu a idéia da criação antes de se tornar manifesta. Simboliza os domínios da mente, o pensamento abstrato que deve preceder cada ato de criação e que confere estrutura e significado à vida.

COPAS:Correspondente ao elemento Água. A água é fluida, disforme, mutável e vaga, e ao mesmo tempo forte, real e, a seu próprio modo, tão sólida como a rocha também acontece com o mundo dos sentimentos, pois embora eles mudem a partir da situação que se apresentam, eles tem vida, realidade e força próprias. O que deve ser considerado é que a taça da qual bebemos é o instrumento das nossas experiências e relacionamento.

PAUS: Corresponde ao elemento Fogo. O Fogo é um transformador de formas, nem sólido nem liquido, volátil, um catalisador que a reduz os objetos aos seus componentes primordiais e lhes altera a natureza.O símbolo do Bastão está vinculado à varinha mágica, que através do poder misterioso da imaginação pode transformar objetos em seres vivos e estabelecer relações que a mente comum não consegue apreender.

No começo da invenção do baralho os naipes representavam a sociedade da época.De toda maneira há muitas matérias e textos que poderiam explicar de inúmeras formas os significados místicos e sociologicos de origem e forma dos naipes. 
Mas para os mágicos os naipes tem um único significado, fazer parte da diversão e do lúdico de cada pessoa, viva a mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...