26 de julho de 2012

Mágico Monsil-A Arte do bom improviso

Ainda hoje muitos artistas mantém uma barreira imaginária em relação a técnica do improviso, um certo preconceito como se fosse uma farsa de arte, ou seja quem improvisa não é um artista de verdade para ser considerado profissional é preciso um estudo incessante, nos shows a marcação é essencial, tudo no seu lugar, falas cronometradas, movimentação milimetricamente ajustada, mas será que isso é realmente verdade? Será que o improviso não passa apenas de um "encher linguiça"?
Bom, vamos lá: Primeiramente é fundamental esclarecer que não são todos que têm o dom de improvisar, muitas pessoas por mais que insistam não conseguem ter o reflexo mental suficiente para recorrer ao improviso e voltar para onde estava dentro do contexto de um show, para poder improvisar é preciso técnica, conhecimento aguçado e segurança e firmeza no que se propõe a fazer, portanto mesmo quem não tem o dom do improviso pode aprender e se sair muito bem.
Improvisar não são palavras jogadas ao ar sem ligação nenhuma e que não leva a lugar algum, o improviso serve para incrementar e dar um toque sutil melhorando o que não estava tão bom.
Passando para o universo da mágica, podemos ilustrar o improviso da seguinte forma, um mágico está realizando sua rotina, quando de repente algo dá errado e não há como corrigir o erro, a mágica está perdida... o que fazer agora??? Isso não estava nos meus planos. Faço de conta que nada aconteceu? Passo para o próximo número? Faço uma piada com o erro? Tento consertar? Saio do palco correndo desesperado e chorando e me atiro na frente de um caminhão de gasolina sem freio numa ladeira perigosa...(opa, exagerei, foi mal). E então que atitude tomar???
Nessa hora entra o improviso, muitos mágicos se previnem da seguinte forma, ensaiam o número e ensaiam o erro e como sair dele, essa é uma boa saída, inclusive muito indicada, mas se não tiver essa opção o que você vai fazer depende da sua experiência, contexto e pensamento rápido de escolha só assim o público não perceberá o seu erro e ainda por cima achará que aquilo fazia parte do espetáculo e o pior de tudo é que muitas vezes até aplaudem rsrs.
Agora falar um monte de coisas sem sentido, tentar enrolar e achar que isso é improviso é um terrível engano, o público percebe e condena o artista por isso. Particularmente, eu, mágico Monsil apoio o bom improviso aquele que se aprende nas aulas de teatro, nos exercícios práticos durante os shows, não sou contra os show marcadinhos até acho muito bonito, mas o improviso capacita o artista e faz com que ele não se acomode achando que tudo já está perfeito, lembre-se que os grandes inventores mundiais  não ensaiaram nada, estavam abertos ao improviso pois é nesse momento que surgem as mais brilhantes ideias, nem a vida funciona quando é muito planejada, pode perceber que a maioria das coisas que você faz e tem hoje não foram planejadas, os melhores momentos foram vividos no improviso, na emoção mas com a consciencia de estar fazendo o seu melhor, então se fosse para eu deixar uma mensagem final nessa postagem seria: Viva a sua mágica como você vive a vida, planejando, ensaiando e improvisando, a felicidade espera por você.

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...