25 de fevereiro de 2013

Mágica e Ciência- Enganando o cérebro


Ouço muito o seguinte comentário: "O mágico engana as pessoas." Tenho que discordar dessa frase e explicarei o porquê.
Existe uma diferença ai, o mágico não engana as pessoas, mas sim engana o cérebro, essa é a diferença.
Todo número de mágica é baseado fundamentalmente num príncípio: realizar um feito que aparentemente é normal numa experiência fora da lógica, ou seja, quando o mágico faz uma pessoa levitar ele está indo contra a lógica que já temos definidas em nós através de estudos, pesquisas e fatos cientificamente comprovados. Quando vemos um pássaro voando não achamos estranho, pois isso já foi comprovado que é possível e tem uma explicação lógica, mas o fato de um ser humano levitar é mágico pois nunca foi comprovado científicamente que a levitação humana é possível e pode ser controlada.
Nosso cérebro está programado para aceitar tudo aquilo que é visto como natural e possível de se explicar pela lógica, então quando um fato "estranho" acontece; como no caso das mágicas, nosso cérebro entra em conflito tentando achar uma solução mais natural possível e quando não encontra aceita aquilo como fora do normal ou lindamente como MÁGICA. Mas atenção, não confunda com paranormalidade ou poderes sobrenaturais, pois isso ai é uma grande fraude conforme já foi explicado num artigo anterior: Clique no link do artigo- Mágica contra o Charlatanismo Paranormal
É isso que os mágicos tanto estudam e buscam: a melhor forma de enganar o cérebro, por isso, quanto mais a pessoa tenta desvendar um segredo de mágica mais fácil é de enganá-la, pois está tão envolvida na tarefa mental de descobrir um segredo onde não existe, que acaba ficando desarmada para a solução que estava o tempo todo em outro ponto onde só o mágico tem conhecimento.
Não se sinta ofendido ou menosprezado pelo mágico, isso não quer dizer que você não é inteligente ou que possui alguma dificuldade mental, isso significa apenas que o mágico aprensenta um entretenimento puramente científico e artístico, numa combinação perfeita que leva a diversão, encantamento e magia, só as pessoas dotadas de uma sede de saber gostam de mágica e apreciam um belo número sem achar que o mágico está querendo enganar ela ou tirar proveito de alguma forma, simpesmente se deixa levar pela brincadeira de se surpreender.
O mágico busca o tempo todo, desfazer a lógica do mundo real por alguns instantes, esse é o desejo de todos nós: poder fazer possível aquilo que todos dizem ser impossível, essa é a mágica esse é o segredo.
Assita o vídeo onde faço 2 experiências simples de como enganar o cérebro e lembre-se sempre a mágica será a rainha das artes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...