20 de julho de 2016

Quanto custa o show?

Quanto custa um show de mágica? Essa pergunta tem causado muita discussão e diversos olhares sobre o tema, mas e se a pergunta fosse: Quanto custa uma consulta médica? Quanto custa a mão de obra
de um pedreiro? Quanto custa o quilo do feijão? (Esse é o mais caro kkk). Brincadeiras à parte, acredito que a questão não seja sobre o serviço "mágica", mas sobre o servidor "mágico".
No caso de produtos podemos exemplificar da seguinte forma: "No mercado A o Feijão Quero Mais custa 12,99, já no mercado B o Feijão Quero Mais custa 15,99, será que o feijão do mercado B é melhor que o feijão do mercado A ou vice versa? É claro que não, são muitos fatores envolvidos na precificação de um produto como fornecedores, fretes, descontos concedidos, estoques, enfim são muitas variantes para se julgar apenas pelo valor final, o mesmo ocorre na mágica, afinal de contas também vendemos um "produto" a diferença é que somos nós os produtores e os fornecedores do mesmo.
Cada mágico deve saber do seu valor, do seu talento e quanto vale o seu trabalho, claro que é necessário uma pesquisa de mercado saber o valor médio de outros mágicos no mesmo estilo e baseado nisso e em todas as outras questões como distância, frequência de trabalho, público alvo, metas estipuladas e assim definir o seu valor. Mesmo na atual crise, tenho convicção de que como mágicos e criadores que somos devemos criar oportunidades de trabalho e dessa forma sempre haverá trabalho para o mágico de 5000 reais como para o mágico de 100, o que não é bonito de ver são colegas de profissão muitas vezes se estranhando porque o mágico B não cobra o mesmo que o mágico A.
A não ser que exista uma tabela de preços secreta dos mágicos do tipo: 
Close-up para aniversário:  350,00
Close-up para empresa: 500,00
Close-up para aquele tio bêbado no almoço de família: Não tem preço...
Continuo com a opinião de que o artista precisa estar por dentro sim do mercado e no nicho que ele trabalha, porém o valor de seu cachê só ele pode definir, afinal de contas cada um sabe quando a barriga ronca e a botina aperta... Sua barriga já roncou? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...