14 de julho de 2012

Mágico Monsil- Viver de Arte no Brasil???

O Brasil é um país muito rico culturalmente, diversos povos e costumes, onde a cultura brasileira é divulgada pelo mundo, porém viver de arte e cultura é muito complicado, são inúmeros os obstáculos para ser reconhecido como artista e como trabalhador, o músico, o circense, o artesão e outros atistas (inclusive os mágicos) são vistos como "vagabundos" ou como pessoas que fazem arte por hobby e não por profissão. Muitos amigos meus e até mesmo eu passo pela seguinte situação de alguém perguntar o que faço, quando digo que sou mágico, alguns ainda peguntam , mas você trabalha com alguma coisa ou só faz mágica? 
Eu nem sei o que falar, se respondo ou se dou um soco na cara (brincadeirinha viu rsrsrsrs), é que infelizmente é essa a visão que os brasileiros têm dos artistas, por outro lado veneram jogadores de futebol que ganham milhões por ano, alguns dando mal exemplo para a sociedade e contribuindo muito pouco para o país, enquanto aqueles poetas, escritores artistas que mostram as belezas do país, incentivam a educação, estudo, o amor muitas vezes para ganhar alguns trocados em seus chapéus pelas praças do Brasil, são desprezados e têm que ficar implorando por meia dúzia de aplausos.
Viver de arte no Brasil realmente é muito difícil, mas é possível sim, mas que para isso aconteça precisa de algo que deveria ser essencial em toda profissão: Amor pelo que faz... Quem trabalha com arte, faz porque gosta, dificilmente você encontrará algum mágico, por exemplo, dizendo que faz mágica porque não tem opção ou não gosta do que faz, viver de arte é viver de amor, eu amo minha cidade, meu estado meu país, mas sinceramente a arte por aqui daqui uns tempos será vista como crime, devido ao enorme preconceito que encontramos em nossa caminhada.
Mas a melhor frase de todos os tempos e com ela encerro esse artigo com certeza é essa:
SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA.
Espero que gostem do artigo, que é ao mesmo tempo um desabafo e um grande abraço a todos aqueles que se esforçam, passam apuro mas não desitem dessa mágica que é a arte em todas as suas modalidades. Você que está lendo essa postagem deixe o seu comentário e sua opinião sobre essa situação, seja você artista ou não, precisamos saber o que acontece...

3 comentários:

  1. Uma vez, no camarim de um evento, eu conheci uma mulher de um grupo de animação de eventos e quando disse para ela que era mágico, ela me disse "Nossa! eu odeio quando eu tenho que ser mágica em alguma festa, não gosto de jeito nenhum, mas tenho que fazer". Isso me deixou muito triste na época porque enquanto muitos se esforçam para que a mágica seja reconhecida como uma profissão exigente e mais do que isso, uma arte complexa e bem trabalhada para encantar, outros a fazem (como muito é feito hoje) pelo nosso grande mal, o dinheiro.
    Mas um dia conseguiremos! =)

    ResponderExcluir
  2. concordo com vc... realmente é dificil viver de arte no Brasil...
    mais ainda há artista como vc q faz por amor... e não por dinheiro
    e isso sempre vai ser seu diferencial...por mais q algum dia vc não consiga viver
    de arte, vc tera pessoas aqui q adora ver seu trabalho (eu e a Karol),,,, seu talento maravilhoso
    ....
    bjk p Familia Monsil

    ResponderExcluir
  3. Monsil. Na vida tudo é possível, porém existe um preço para cada coisa.
    Viver da mágica é possível, sim.
    Como viver da mágica então? Primeiro é preciso saber fazer mágicas (lógico), mas também é preciso ter conhecimento para vender seu trabalho. Minha dica é, monte um bom material como vídeos, fotos entre outros. Procure ter em mente como funciona seu show para não se apertar no momento que estiver falando com o cliente. No momento que está falando com o cliente, dê dicas de como pode aproveitar o show de mágica no evento dele.
    Bom, compartilhei um pouco meu conhecimento, minha dica para que quer viver da mágica é ler o livro "Marqueting para mágicos."
    Sucesso a todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...